23 de Fevereiro de 2017 - Luanja Dantas - (915 acessos) Comentário

Cidade de Sousa no Alto-sertão da Paraíba já acumulou quase 380 mm de chuva em 2017

As chuvas registradas nos primeiros dois meses de 2017 na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba, já superam os índices pluviométricos do mesmo período no ano passado. O panorama positivo para as chuvas tem motivado agricultores a prepararem os roçados confiantes numa quadra invernosa mais regular, principalmente com a chegada das águas de março, historicamente o mês com maior pluviosidade na região.

 

Segundo dados oficiais do Escritório da Emater em Sousa, o acumulado de chuvas em 2017 já chega a 379.3mm. No mês de janeiro deste ano, o total de chuvas foi de 256.3 mm e em fevereiro os índices chegam a 123mm. No mesmo período do ano passado, o total de chuvas em Sousa chegou a 282.3mm, com apenas 222mm em janeiro e 60.3mm em fevereiro, gerando irregularidades na quadra invernosa e impedindo o desenvolvimento da plantação que necessita de uma boa sequência de chuvas. Em 2017, os índices foram bons em janeiro e permanece uma boa regularidade de chuvas em fevereiro, o que alimenta as esperanças dos agricultores que pretendem assegurar o plantio feito durante as esperadas chuvas de março.

 

Apesar dos bons índices pluviométricos registrados em Sousa, persisite a preocupação com a recuperação hídrica dos açudes responsáveis pelo abastecimento de água de várias cidades. O volume atual de mananciais como o de Boqueirão, Lagoa do Arroz, em Cajazeiras e Coremas e Mãe D’água, em Coremas ainda permanece praticamente nos mesmos patamares do início do ano.

 

O quadro hídrico do açude de São Gonçalo, que abastece Sousa, Marizópolis e Nazarezinho, permanece inalterado, mantendo uma condição regular em virtude das chuvas registradas em março do ano passado.

 

Luanja Dantas

Edição: Rodrigo cézar Limeira 

Social:

16 de Agosto de 2017

Publicidade

Visitas até o momento