22 de Dezembro de 2016 - Simone Carneiro - (11171 acessos) Comentário


Artes Marciais:Atividade Física para todas as idades??

E o Senhor dava vitórias a Davi aonde que ele fosse...2Samuel 8.14.

 

A Arte Marcial?

Significado: É a arte de parar a Guerra!!

 

Mesmo que muitos não achem que esse sinônimo dado a Arte Marcial seja visto como “A arte de parar a Guerra” e nem goste desse esporte, por motivos errôneos e de diferentes pensamentos, mas atualmente é muito difundida pelos esportistas nas áreas afins.

 

No âmbito Social e Educacional, é verificado à sua importância para os jovens se socializarem, o trabalho da Educação Física e Saúde, que é fundamental como desenvolvimento pedagógico e prático, ou seja, formador disciplinar para o caráter do jovem aprendiz!

 

Onde encontramos hoje inseridos esses formadores de caráter e esporte?

 

No meio socializador da  Assistência Social.

Secretaria de Assistência Social x CRAS(Cras é responsável por organizar e oferecer serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social) nos municípios do Brasil. Fonte: Extraído Portal Brasil

 

Entre os educadores no CRAS estão os profissionais de Psicologia, Assistência Social, Educadores Físicos, Educadores Sociais(Ex. Arte Marcial, Dança, Artesanatos, Teatro, Instrumental e etc.).

 

Educação Jovem – Secretaria de Educação e Estado dos municípios do Brasil.

 


ONGs sem fins lucrativos – Com o propósito de Assistência Social as famílias e os jovens em situação de risco.

Exemplo de uma atuante, na cidade de Patos-Pb, temos OPERAÇÃO RESGATE! Com sede no bairro Mutirão!Vale ser voluntário como Professor Educador nesse esporte!Arte Marcial!

 


Academias de Artes Marciais em todo Brasil.

 

 

Alguns Tipos de Artes Marciais!

 

Tae Kwon Do, Kung Fu, Caratê, Judô, Sumô e Muay Thai, por exemplo, elas são conhecidas no oriente pelo termo Wushu. Os antigos chineses quando diziam entrar em guerra afirmavam ‘levantar armas contra’. Portanto, ‘Wu’ significa parar a guerra, e‘Wushu’ a arte de parar a guerra, conter, ou dominar a guerra”, explica o mestre de Kung Fu Luis Mello, fundador do Instituto Lohan, centro que ensina artes marciais, localizado em São Paulo. Fonte:WWW. institutolohan.com.br

 

Onde Nasceu a Arte Marcial?

 

“Cultura Ocidental.”

 

A arte Marcial  veio da Índia com a Yoga inserida na China, e também com o Kung Fu, esta arte existe na China por mais de 5000 anos, e foi o acumulo das riquezas na sociedade medieval que trouxe a mesma para a profissionalização pessoal.

O termo teria se originado no ocidente, seria uma referência às artes da luta e da guerra,

A arte Marcial também pode ter vindo da Grécia, deus greco-romano Marte, o deus da guerra. Período de Guerra.

Mas é certo dizer que desde há tempos remotos a cultura da Arte Marcial teve seu inicio. A prática de defesa do dia a dia entre povos e animais no meio ambiente natural.

 

Fonte: Portal - Educação

 

Casos de estudos referentes à dança, arte marcial e a capoeira.

 

A Capoeira – Também é Arte Marcial!

 

“A Capoeira” é uma arte ancestral que chegou da África junto com os escravos negros, nas costas Nordestinas do Brasil, como por exemplo, o estado da Bahia, aonde eles foram enviados em grandes quantidades para trabalhar na agricultura (canaviais) os mesmos fizeram a riqueza dos primeiros fazendeiros.

“A sua origem vem do Batuque e do N’golo (dança da zebra), que se encontravam na África, especialmente em Angola”. Com o passar do tempo, a Capoeira virou uma arte 100% Brasileira”. www.taygra.eu/PT-brasil-bahia-capoeira.htm

 

 

 Uma definição para a Capoeira??

 

 

 “Dança, arte marcial e ginástica.”

“A capoeira pode ser praticada por todas as idades, mas a maioria dos seus adeptos são jovens, porque faz-se necessário ser ligeiro, forte e controlar o corpo e suas emoções”.

A Capoeira é uma ginástica alegre, e seus golpes não podem ser dados para machucar.

As ginástica, dança e arte defensiva acontece, quando, os jogadores competem num espírito bom e respeitoso.

 

 

Informa Bem Estar: Destaque Social na Paraíba??Capoeira!Judô!Pacificador!Patos-Pb.

 

 

Em Patos na Paraíba, temos vários profissionais aptos ao ensino da Capoeira, no bairro do Jatobá, encontramos o Mestre de Capoeira mais conhecido por Balú, o mesmo desenvolve um trabalho voluntário e com indicativos para ser exemplo, pois seus Treinos constantes semanais, também são  direcionados  aos jovens em situações de risco. As aulas são ministradas com práticas no CSU- O chamado o coração do Jatobá, sempre às quartas e sexta. Às 19Hs. Vale conferir, e ajudar esse interessante trabalho, também social! Fonte: Pesquisa de campo.

 

 

EM DESTAQUE: Na cidade conhecida como Patos do “Major Migué”, atualmente também pelos seus conterrâneos, este foi fundador da mesma. Sobre as suas qualidades inerentes, o mesmo foi um conciliador entre o povo patoense naquela época, ano de 1904, de ascensão e vitórias..., foi por 40 anos chefe Político, ainda foi Delegado, Advogado Assistencial, Tenente-Coronel da Guarda Nacional, mesmo que não tinha formação superior. Mas era destaque com os seus serviços reconhecidos e defensores a favor das comunidades: Destaca-se como “chefe manso e pacífico”. Ainda foi jornalista, um dos pioneiros da imprensa no sertão da Paraíba, também o primeiro a editar Jornais(1916-1918). Foi também chamado uma pessoa habilidosa ou talentosa pelo “Alcides Carneiro”(Advogado curso superior, poeta e  orador. Pleiteava grandes discursos. Homem público, 1930).

 

No Judô temos em destaque o profissional de Educação Física Dácio Galdino, trabalhando na área já há vários anos, também é formador de profissionais na defesa pessoal, de caráter defensivo na Polícia e Treinamento  para concursos diversos.

 

 

 Atualmente como estão inserida as artes marciais no mundo secular e na garantia de defesa do cidadão Brasileiro e o qual o  seu Objetivo?

 


No exército brasileiro, as artes marciais  estão inseridas e são conhecidas como arma defensiva, ou seja, as  práticas utilizadas da Arte Marcial  são próprias para defesa do Estado Brasileiro, que também  é Universal.

 

 

Qual realmente é o Objetivo da  Arte Marcial?

 

A certeza da importância da Defesa (psicologia) e jamais o Ataque!

“Mecanismos de Defesa” foi um conceito que teve origem na psicanálise de Freud e posteriormente utilizada e adaptada por outras abordagens. (Proteção mental face às angustias). 1.”Racionalização.” Fonte: www.psicologiafree.com

 

No mundo secular moderno, você e as artes Marciais?

 

No mundo moderno e secular, as artes Marciais se destacam em competições esportivas, nas modalidades Olímpicas. Temos o Boxe  que surgiu na Grécia antiga; o Judô, que seria o resumo das artes marciais japonesas; o Tae Kwon Do, luta dos samurais voadores da Coreia; e, finalmente, em 2020, está prevista a entrada do Wushu chinês, popularmente conhecido como Kung Fu”.

 


A respiração nas artes marciais é algo muito valorizado na prática do Kung Fu. “A técnica de respiração no Kung Fu se denomina Chi Kung, ou Qi Gong, e é um termo de origem chinesa que se refere ao trabalho, ou exercício, de cultivo da energia. Esses exercícios têm a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de Chi (energia vital) no corpo. Vivemos como respiramos”.(Texto original do  institutolohan.com.br).

 

No próximo assunto falaremos sobre: Atividade Física para os Grupos Especiais!? 

 

Acesse, obrigada!  ”cienciaemfoco.com - Educação Física, ative seus sonhos com atividade física, e viva mais! 

 

Abraço e fiquem com Deus!

 

Simone Carneiro de Azevedo

Bacharel em Administração/UFPB/Especialização/FIP.

Bacharel Educação Física –FIP

Cref 003838-G/PB

TCC Benefícios Auto reportados dos exercícios físicos em idosos do Projeto Vida Ativa  - FIP- Patos -PB.

Ativo pós-graduação Atividade Física para Grupos Especiais!

Vários congressos

Prática com exercícios para a Terceira Idade.

Mais de 1000hs, acompanhando Treinos Neuromusculares.

Facebook simone carneiro / E-mail:[email protected]

whats (83) 991750701


Imagem de kalhh por Pixabay

Social:

28 de Março de 2024

Publicidade

Visitas até o momento